miércoles, 8 de julio de 2009

Marte, a Lua e os Maias

Recebi o seguinte e-mail:


Duas Luas no Céu

O planetário Internacional de Vancouver da British Columbia, Canadá, calculou com precisão a órbita de Marte para o dia 27 de agosto de 2009. Mas o mais interessante é que os mesmos resultados estão escritos num códice maia encontrado na pirámide ao lado do Observatório Estelar em Palenque, estado de Chiapas (México). Por esse cálculo matemático agora os Maias são considerados como os gregos da América, e orgulho de México. Pelo menos quatro ou cinco gerações da humanidade não voltaremos a ver esse fenômeno natural. Muito pouca gente sabe por enquanto. Isto foi publicado na segunda feira 11 de maio de 2009:

No 27 de Agosto, a meianoite e 30 minutos, olhar o céu. O planeta Marte será a estrela mais brilhante. Será tão grande quanto a Lua cheia. Estará a 55,75 milhões de kilómetros da Terra. Será como se a Terra tivesse duas luas. A próxima vez que isto acontecer, será em 2.287.

Uma mensagem semelhante circula pela Internet há varios anos. A originalidade deste é a adição dos maias na história. Mas vejamos, o qué há de verdade? A cidade de Vancouver tem um planetário, embora não consegui achar seu site na Internet. Podemos supôr que de tanto em tanto publica notícias informando sobre as atrações que podem ser observadas a olho nú.

Como não consegui o texto que supostamente redigiu o Planetário de Vancouver, tentei conferir a exatidão das informações astronômicas.

No dia 27 de agosto de 2009, Marte estará a 244 milhões de km da Terra, e não a 55,75 milhões como diz o texto. Meu cálculo foi realizado com o programa HORIZONS criado pelos cientistas do Jet Propulsion Laboratory no California Institute of Technology. A uma tal distância, Marte será um pontinho, uma estrela de magnitude 1, brilhante, mas não chamativa. E a Lua, objeto com o que, supõe-se, igualará em brilho, terá magnitude -10, (sim, negativa†).

Fica uma pergunta aínda: pode Marte ser tão brilhante quanto a Lua em alguma circunstância? A resposta é só se uma catástrofe tirasse o planeta de sua órbita e o aproximasse da Terra. Marte, como a Lua, é um corpo opaco e seu brilho depende da reflexão da luz solar. A Lua reflete um 12% da luz que recebe, enquanto que Marte um 15% (este valor é conhecido como albedo), quer dizer que ambos são parecidos. Assim o brilho que vemos deles depende apenas da distância à Terra e do seu raio. O raio de Marte é de 3.389 km, enquanto que o da Lua é de 1.737 km, então o brilho seria igual se Marte estivesse a uma distância da Terra de uns 780.000 km, quase o dobro da distância Terra - Lua. Para conseguir fazanha tal, deveriamos mudar a órbita de Marte atraindo-o para o Sol, uns 75 milhões de km!

Por último, não temos nenhuma evidência de que esse cálculo fora, sequer, suspeito pelos maias. Simplesmente, eles são colocados no meio para dar um toque de mistério... Os maias hoje são fashion.

P.S.: Faltou dizer que duvido que um relatório tão cheio de gafes fora redigido por planetário qualquer. Me perguntou se o fato de o planetário de Vancouver não ter site na Internet não foi um motivo para que os autores da mensagem o tenham escolhido como responsável pela notícia (03.08.2009).

† A classificação de objetos celestes por magnitudes é um pouco estranha a primeira vista: quanto menor o número, maior o brilho. Coisas de astrônomo...

21 comentarios:

  1. Obrigado pelo esclarecimento. Também recebi um e-mail desses e estava pensando divulgar, mas vc já o fez e de forma brilhante. Dos Maias já falei, mas fofoca é normal, e de e-mail então, nem se fala... brincadeira... Abraço, Valdikim.

    ResponderEliminar
  2. Eu também agradeço seu comentário Guilhermo e quero parabenizá-lo pois esta mensagem da aproximação de Marte e Terra está circulando, recebo emails todos os anos nessa época do ano com a mesma história.....rsrsrs. É fato sim a aproximação dos dois planetas de dois em dois anos pois temos uma oposição, que sendo periélica cai geralmente nos meses de Agosto e Setembro, o que não muda quase nada se observarmos Marte nessa aproximação, agora... é ridicula a maneira como ela é repassada, principalmente empurrando a responsabilidade da notícia para um suposto observatório que eu também pesquisei e não enontrei o endereço na net e nem em catálogos de observatórios mundiais.
    abraços
    Iarasi

    ResponderEliminar
  3. Complementando o comentário que fiz acima Marte no dia 27 de agosto estará no céu por volta de 3:30 am e mesmo assim ainda muito baixo no horizonte leste, este ano ainda muito longe da Terra (244 milhões de Km e sendo um planeta será visto como uma pequena estrela.
    abraços
    Iarasi

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pelos comentários. Coincido com o horário da observação. Nem vale a pena ficar acordado a noite inteira para ver uma estrelinha de m=1. Pelo contrário Júpiter agora está maravilhoso (m=-2.7) e Vênus nas madrugadas é um espetáculo fantástico. O horário que consta no email que eu recebi parece adequado para Vancouver mesmo. Um abraço,

    Guigue

    ResponderEliminar
  5. mais seria legal se fikasse como se fosse uma outra lua msmo =)

    ResponderEliminar
  6. Concordo Fender. Seria mesmo muito legal ter duas Luas no céu. Mas de tanto em tanto temos espetáculos muito legais. Cometas, eclipses, etc.

    ResponderEliminar
  7. Meu pai já estava preparando um encontro "astronômico" para esse dia, mas eu ficava me perguntando o por que das emissoras não terem feito nenhum comentário.

    ResponderEliminar
  8. obrigada pelo esclarecimento !! kathryn

    ResponderEliminar
  9. Aki se vè a força do PC. Uma panóplia de falsas informações e truques para conquistar a ignorância dos mais incautos. Neste caso, como em muitos outros, tiro o chapéu a quem percebe e desmascara estes vampiros da NET.

    ResponderEliminar
  10. Depois de receber esse mail 3 vezes, resolvi tentar apurar a veracidade dos factos. Vim ter a este blog que explica muitíssimo bem que é tudo mentira. Mas fiquei triste. Faço anos amanhã e seria um belo presente de aniversário...Será que acontece algo de extraordinário no nosso céu esta noite?!

    ResponderEliminar
  11. Cara Jó. Sempre é um dia especial o nosso aniversário, mesmo sem que os céus o sinalizem. Por isso te mando um Parabéns e tudo de bom em teu dia! (Por outra parte Vênus no pôr do Sol e Júpiter na madrugada estão fabulosos)

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigado por esta informacao! Tambem quis apurar a veracidade do mail, procurar o site do Planetario e saber se de onde me vivoo a aparicao de Marte se daria do tamanho da lua e a meia noite e meia local. Como posso localizar, a olho nu, no Ceu Venus no por do Sol e Jupiter na madrugada?

    ResponderEliminar
  13. Cara / Caro: Devo uma correção, é o contrário do que escrevi, Júpiter no pôr do Sol e Vênus na madrugada. Júpiter aparece em direção leste assim que o Sol se põe. É uma estrela muito brilhante, a mais brilhante do céu. Durante toda noite ele faz o percurso indo em direção Oeste, ficando umas doze horas visível. Já Vênus nasce na madrugada, a partir das 4:30 e ele fica visível até o Sol aparecer e ofuscar a visão.

    ResponderEliminar
  14. É uma pena! Pois eu também muito me entusiasmei com a notícia, que fiquei sabendo pelo jornal ( que provavelmente retirou a matéria da internet, com dados falsos ), até que fui pesquisar o site do planetário e acabei não encontrando. Fiquei em dúvida se daria mesmo para ver algo daqui do hemisfério sul, e também pela condição climática etc e tal. Mas o jeito é se contentar com cometas, constelações ou algum meteoro que passe despercebido no céu. O que que seja, pela euforia da informação, hoje até Antares vai pagar de PLANETA MARTE! ABRÇS A.A.

    ResponderEliminar
  15. Pow que sacanagem ja tinha até preparado um bagulho para queimar vendo duas luas, mas sem problemas o bagunho não vai me fazer ver duas luas, mas se eu beber umas cachaças de certo vou ver até mais que duas luas!!!!!

    Navo Friburgo (RJ)

    ResponderEliminar
  16. Muito Nerd Vces[\z]

    Creeedo... Duvido se cada um de vces não vai ficar acordado até meia noite e meia pra ver Duas Luas no Céu Duvido se vces vão Ignorar o fato Na Hora...¬¬'

    ResponderEliminar
  17. http://www.hrmacmillanspacecentre.com/mars_hoax.htm

    texto sobre o fenomeno direto do site do planetario.

    ResponderEliminar
  18. nao sou entendido na matéria, mas fiquei muito curioso com esta situação, só hoje fui pesquisar e vejo que tudo nao passou de mentira, ainda assim como nao sabia fui para um bom local de visão com a minha mulher e agradeço a mentira, pois passei mais um momento inesquecivel com ela.

    XC

    ResponderEliminar
  19. Valeu Felipe! Quando escrevi o artigo, no início do mês de julho nem o site do planetário achei.

    ResponderEliminar
  20. Incrível como "algumas criaturas" vão contaminando tudo com tanta imbecilidade. Achei esse blog na busca de orientação sobre fenômenos relativos ao espaço onde vivemos e agradeço os esclarecimentos. Talvez um dia, quando as "pessoas" se derem conta do que realmente está acontecendo, pare de circular tanta bobagem.

    ResponderEliminar