lunes, 18 de mayo de 2009

O Sol não sabe de Calendários Maias

Tal como podia ser visto nos últimos meses, a atividade solar está num nível muito baixo, e os novos prognósticos acreditam que o próximo máximo será entre maio de 2013 e maio de 2014. Não apenas isto, mas será um máximo diminuido, com escasa atividade. A figura abaixo, realizada pelo Centro de Predição do Clima Espacial da Administração Nacional do Oceano e a Atmosfera (USA), mostra a progressão esperada para o novo ciclo solar. Como se ve, a intensidade geral do ciclo será metade da do anterior.




Progressão esperada do ciclo solar. No eixo horizontal (abcissas) o ano (sem o prefixo "20"), no eixo vertical (ordenadas), o índice de Manchas Solares. Os pontos e a curva negros representam o índice médio de cada mês, a curva azul é uma média corrida, a curva vermelha é o índice médio mensal esperado. O máximo está deslocado para 2013/2014.

De duas uma, ou os maias não sabíam física solar, ou o Sol não está coordenado con o calendário maia. Mas em 21 de dezembro de 2012 nada de interessante acontecerá com o Sol.

Mais provavelmente, nossos profetas do apocalipsis, mais uma vez, lançaram ameaças vazías e infundadas ao ar. Michio Kaku pode também ficar tranquilo, não será desta vez que teremos uma explosão solar como a de 1859.