miércoles, 1 de febrero de 2012

As Sete Profecias Maias: IV - Vênus e a Atividade Solar

Segundo o site Profecias Mayas, a quarta profecia mistura a órbita de Vênus com a atividade solar.  Ele afirmam (ver o texto completo em espanhol aqui)
Os maias basearam seus cálculos no giro de quinhentos e oitenta e quatro dias do planeta Vênus para calibrar seus cálculos solares. Vênus é um planeta facilmente visível no céu porque sua órbita fica entre a Terra e o Sol. Eles deixaram registrado no códice Dresden que cada 117 giros de Vênus marcados cada vez que aparece no mesmo sítio no céu, o Sol sofre fortes alterações, aparecem enormes manchas ou erupções de vento solar. Advertiram que cada 1.872.000 kines ou 5.125 anos acontecem alterações aínda maiores e o homem precisa ficar alerta, é o presságio de mudanças e destruição.
Como mencionamos num post anterior, usando um trânsito de Vênus,  pode-se determinar a distância Terra - Sol, mas não temos evidência alguma de que exista qualquer relação com a atividade do Sol. A profecia vai ainda mais longe y afirma que a cada 117 giros de Vênus [...] o Sol sofre fortes alterações, aparecem enormes manchas ou erupções de vento solar.  Interpreto que os 117 giros de Vênus, referem-se ao seu periodo sinódico, ou seja, o tempo que leva o planeta em voltar à mesma posição a respeito do Sol quando é  observado desde a Terra. Como o texto corretamente diz, são quase 584 dias que multiplicados por 117 dá 68.328 dias, mais ou menos 187 anos.  Este periodo não corresponde a nenhum ciclo solar conhecido.  O Sol aumenta e diminui a atividade de suas camadas externas (chamadas em conjunto de atmosfera) num periodo de 11 anos em média, durante o qual sua superfície passa de estar bastante coberta de manchas (máximo) a não ter praticamente nenhuma (mínimo).   O texto segue dizendo :

No códice Dresden também aparece o número 1.366.560 kines que tem uma diferença de um katun, 20 anos, com o número que aparece no templo da cruz, correspondendo esta diferença ao periodo do tempo que chamavam tempo de não tempo, que é nosso tempo  desde 1992, as mudanças na atividade do Sol serão mais fortes, porque as proteções que temos no nível planetário estão enfraquecendo, o escudo eletromagnético que nos protege está diminuindo sua intensidade.
Que dizer, segundo a suposta profecia, há vinte años que a atividade solar está aumentando e as defesas terrestres estão enfraquecendo.  No entanto é exatamente o contrário que estamos observando! Deste tema falamos num post anterior.  O escudo eletromagnético deve ser o Campo Magnético terrestre, cuja intensidade diminuiu levemente nos últimos 100 anos, mas longe está de ser preocupante.  Uma descrição do mesmo pode ser encontrarla aqui. Por último, para fundamentar a afirmação de que as defesas están ficando cada vez mais fracas, o texto afirma:
A produção de ozônio na ionosfera que impedia os raios ultravioletas, diminuiu e  apareceram enormes buracos sobre os pôlos permitindo a chegada dos raios do Sol na superfície do planeta. A atividade do homem está alterando a composição da atmosfera, produzindo o chamado efeito estufa que aprisiona o calor e aumenta a temperatura. Todos estes fenômenos, acontecendo simultaneamente, produzirão alterações no clima e um aumento de temperatura nos mares, o que derretirá mais rapidamente o gelo nas calotas polares. Isto causará um aumento no nível dos mares, provocando inundações nas regiões costeras e a modificação morfológica dos continentes onde vivemos. Os maias escreveram que esta seria a maneira em que nosso planeta será limpo e reverdecerá por toda parte.
O problema da redução da camada de Ozônio, também conhecido como Buraco de Ozônio, tem uma origem bastante anterior ao año 92.  Em 1978 foi assinado o primeiro acordo para chegar a uma solução posível: a elimininação dos  gases baseados no cloro-fluor-carbono (CFC). Os satélites que monitoram a atmosfera parecem mostrar que o buraco desapareceu, embora não descartam retornos produzidos por gases remanescentes.    Depois, os profetas afirmam que a atividade do homem está [...] produzindo o efeito estufa.  Este é um erro típico.  Vou me explicar com mais de detalhes abaixo.

Sem o efeito estufa, a Terra seria como a Lua, um enorme deserto com picos de temperatura de 150 C y mínimas de -150 C.  O efeito estufa é absolutamente necessário para o desenvolvimento da vida e não é produto da atividade humana, muito pelo contrário é completamente natural.  De todos os gases atmosféricos, o mais destacado é o vapor d'agua, com mais de 33% e até um 66% de responsabilidade no processo.  Em segundo lugar está o dióxido de Carbono, CO2, com um 9 a 26%.  Em terceiro lugar encontramos o Ozônio!  O mesmo gás que parece ser tão benéfico para deter os raios ultra-violetas, pode aumentar o efeito estufa.  Hoje em dia discute-se (alguns acreditam que as evidencias já são incuestionáveis, mas esse é outro debate) se a queima de combustíveis liberou uma quantidade de CO2 tão grande que está acelerando o efeito, aumentando as temperaturas da superfície da Tierra.  Se assim for, esperariamos que estes últimos anos, enquanto a profecia se aproxima, o efeito fosse mais claro.  E no entanto acontece o contrário, como comentamos no post anterior, a temperatura média da Terra deteve o incremento nos últimos 10 anos, apesar de que as emisões de CO2 não param de aumentar.

O texto alerta ainda que  o derretimento das calotas polares produzirá um aumento do nível do mar.  Outro erro, as calotas polares estão flutuando, logo, se derretessem, não criariam elevação nenhuma.  O gelo da Antártica, por outro lado, está aumentando, não diminuindo.  O aumento do nível dos oceanos pode ser ocasionado pelo derretimento das geleiras.  Embora esse é um tema bem controverso. 

A última frase resulta incomprensível de acordo com o quadro retratado: os maias disseram que esta seria a forma em que nosso planeta seria limpo e reverdeceria por toda parte. Ora, se a temperatura do planeta aumenta, e a camada de Ozônio desaparece, deixando passar mais radiação ultra-violeta, e se a atividade solar aumenta gerando grandes riscos para a humanidade, como pode ser que, de repente, o Mundo se torne uma imensa floresta?  


Mais elementar que isto, minha pergunta é, por qué os maias  tiveram a capacidade de prever a ascenção e  queda de uma civilização ocidental aínda desconhecida por eles e não alertaram  para os perigos que traria a invasão espanhola que iria acontecer poucos anos mais tarde?  Por qué estariam tão preocupados con uma civilização que já não mais seria a própria, quando  pocos anos mais tarde a sua seria ameaçada de extinção?   Ou será que nunca imaginaram que a própria existência estava em grave perigo? Não é a melhor carta de apresentação para seus profetas.