lunes, 26 de octubre de 2009

2012 em 2220?

Como já relatamos muitas vezes antes, toda a ideia do apocalípse de 2012 começa com a verificação de que em 21 de dezembro desse ano, chegará ao fim a Contagem Longa, um dos ciclos do calendário maia. No entanto, um detalhe que deve ser considerado é que quando a chegada dos conquistadores espanhois, a Contagem Longa não era mais utilizada pelos maias, e, portanto, não é possível uma correlação direta entre esse calendário e o nosso.

A maior parte dos estudiosos modernos aceitam um trabalho feito por Goodman, Martínez e Thompson (conhecido por GMT). É este trabalho que sustenta a previsão do fim da Contagem Longa em 2012. Mas não é o único. Segundo um trabalho feito por Herbert Spinden, o início da contagem maia começa 260 anos antes, ou seja, o tão temido dia do Fim do Mundo já aconteceu e nem nos enteramos.

Outros trabalhos colocam a mesma data mais para frente: por exemplo George Vaillant adiciona 260 dias aos valores obtidos usando a correlação GMT. E agora acabo de tomar conhecimento de um trabalho de Andreas Fuls, geodesta do Instituto de Geodésia da Universidade Técnica de Berlin que diz que o fim da contagem longa será em 2220. Eu solicitei a Andreas cópia do trabalho para analisa-lo com calma.

De qualquer forma é interessante ver como não temos nem sequer certeza de quando o evento poderia acontecer, visto que os criadores do sistema já não estão mais entre nós. É importante ressaltar que nenhum dos profetas de 2012 é autenticamente maia. Mas, mesmo se eles fossem, a cultura maia cássica está maiormente perdida desde antes da chegada dos espanhois.

Tudo isso reforça minha convicção de que 2012 é apenas um mal entendido, uma interpretação errada de antigos costumes, talvez amplificado nesta época de fracas esperanças.