sábado, 31 de diciembre de 2011

O trânsito de Vênus em 2012

Em 6 de junho de 2012 o planeta Vênus ficará alinhado com o Sol de forma tal que o eclipsará. Eclipsar é um eufemismo neste caso porque o tamanho de Vênus é tão pequeno (aproximadamente 30 vezes menor), comparado com o disco solar, que a olho nu não perceberemos nada, menos  de um 0,1% será a diminução do brilho solar. Por esse motivo chamamos a este tipo de eclipses de trânsitos. O fenômeno durará aproximadamente 7 horas. (Ver no seguinte gráfico) Nem todo mundo poderá vê-lo, en alguns casos por causa do horário e em outros porque o alinhamento não será o adequado.  Neste link podem ver um mapa da Terra com as áreas onde o trânsito será visível.

Os trânsitos de Vênus são bem conhecidos e têm um período variável embora previsível: a um intervalo de 8 anos segue-se outro de 121,5 anos, posteriormente acontece um trânsito 8 anos mais tarde para voltar a acontecer 105,5 anos depois. Ou seja que o próximo trânsito de Vênus será em 11 de dezembro de 2117.  E os anteriores aconteceram nos anos (do último para o primeiro): 2004, 1882, 1874, 1769, 1761, 1639 e 1631. Paramos a análise em 1631 porque foi o primeiro da era telescópica da astronomia (lembrem  que o telescópio foi inventado em torno de 1600 mais ou menos).

Qual é a importância científica de um trânsito de Vênus?  Edmund Halley, descobridor do cometa que leva seu nome, percebeu que por meio dele é posível medir com grande precisão a distância Terra - Sol, parâmetro que define a escala do Sistema Solar.  Por problemas técnicos, Halley nunca atingiu a precisão que pode se conseguir com o método, e só em 1761 e 1769 houve sucesso.  

Em alguns sites sobre as profecias de 2012 faz-se referência a este evento (ver por exemplo a página de Eden Sky).  Sua importância deriva, dentre outros motivos,  do fato de que o início da Contagem Longa do Calendário Maia é chamado de Nascimiento de Vênus (segundo Eden Sky). Nada melhor que terminar a sequência com um trânsito, pensa a profetiça. Não sei qual tipo de nascimiento é este, mas seguramente não foi um trânsito: levando a sequência para  atrás a partir do ano 2012, vemos que houve trânsitos em 3221 AC e em  3100 AC. A Contagem Longa, segundo Eden Sky e outros profetas de 2012  começou em 11 de agosto de 3114 AC. 

Fora o  plano simbólico que lhe atribuem a este trânsito, minha impressõa é que é mera coincidência acontecer justo no ano em que alguns autores afirmam que a Contagem Longa maia chegará a 13.0.0.0.0 (13 Ba'ktuns) e a numeração voltará a começar de zero.

Penso assim porque não encontrei em nenhum estudo sobre os conhecimentos astronômicos maias alguma referência a observações de trânsitos de Vênus.   É verdade que sua órbita fica dividida em dois trajetos de 263 días com  intervalos de 8 e 50 dias entre eles (ver figura abaixo).  Segundo alguns arqueólogos estes ciclos seriam a origem do Calendário Tzolkin maia.  Durante o período de 8 dias Vênus passa frente ao Sol, as vezes por cima, as vezes por baixo, por esse motivo a passagem nem sempre produz um trânsito.  É semelhante ao que acontece durante a Lua Nova: apesar que tem uma a cada 30 dias aproximadamente, só duas ou três vezes por ano acontece um eclipse de Sol que é  quando a Lua fica exactamente sobre o disco solar. Em outras palabras, o fato que os maias conheceram o ciclo anual de Vênus, não significa que conhecessem também que o planeta, as vezes, passa pela frente do Sol.  

Diagrama que mostra a órbita de Vênus (bolinha cinza) vista desde a Terra (bolinha azul), o Sol é o círculo amarelo no centro. Entre os dois períodos de 263 dias em que o planeta é visível, tem un período de 50 e outro 8 dias de invisibilidade. No último, Vênus passa na frente do Sol.




Por muito que os profetas se empenhen, muitos eventos que acontecerão em 2012 serão pura coincidência e dificilmente tenham qualquer relação com os maias e sua cultura.

25 comentarios:

  1. Estou registrando a passagem de Vênus já é o terceiro dia que fotografo ele. Veja neste link:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_profilepage&v=_dza1tB4Bf4

    ResponderEliminar
  2. Registrei com fotos esta frajetória aui em Curitiba - Paraná - Brasil. segue link de um dos vídeos que fiz:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=cqZHLzG74fY

    Abraços a todos.
    Renê Osni Tiburtius.

    ResponderEliminar
  3. Olá Renê, bonita a montagem de fotos. Mas não se trata de Vênus: é uma mancha solar, chamada 11445 pelo NOAA. Pode ver nesse link aqui: http://www.solarmonitor.org/full_disk.php?date=20120331&type=saia_04500&region=&indexnum=1

    O fato da mancha estar "acima" nas suas fotos, deve se dever a que você não rotacionou elas e assim estão "de ponta cabeça", lembre que nos estamos no Hemisfério Sul.

    O trânsito de Vênus será em 6 de junho e infelizmente não será possível observa-lo desde o Brasil.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Obrigado! É importante termos pessoas como você que leva a sério o que faz, uma prova disto é em ter dado resposta, assim nós podemos aprender e saber o que é real.

      Eliminar
    2. No Brasil, a melhor região será a parte mais ao ocidente do país, durante o pôr do Sol no dia 5

      Eliminar
    3. Oi Danilo, obrigado por seu comentário. Efetivamente, no noroeste do Brasil será possível ver o trânsito durante o entardecer do dia 5 de junho como bem mostra a seguinte figura: http://eclipse.gsfc.nasa.gov/transit/venus/Map2012-2.GIF

      Eliminar
    4. será possível ver do Centro-Oeste?

      Eliminar
    5. Me diga de qual cidade você quer vê-lo e respondo com maior precisão.

      Eliminar
    6. Infelizmente de Brasília não vai dar mesmo. O pôr de Sol acontecerá por volta das 17:45 e o trânsito é esperado começar as 19:09 hora de Brasília... So resta vê-lo pela Internet, tem varios sites. No seguinte link, há uma extensa lista: http://blogs.discovermagazine.com/badastronomy/2012/05/30/everything-you-need-to-know-about-next-weeks-transit-of-venus/

      Eliminar
    7. eu moro em bruxelas vou conseguir ver obrkgada

      Eliminar
    8. ahh que triste =(
      queria taaanto ver...
      enfim, muito obrigada, o jeito é ver pela net mesmo

      Eliminar
  4. E de Curitiba - Paraná: será possivel ver?

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, Guillermo, gostaria e saber se de Uruguaiana/RS, será possível observar o transito?

    Abç, Eder.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Também não Eder. O pôr do sol em Uruguaiana será quase as 18:00 e o trânsito começa depois das 19:00.

      Eliminar
  6. com essa chiuva nao vai dar pra ver nada

    ResponderEliminar
  7. Respuestas
    1. Não Rafael. O pôr de Sol será as 17:15 mais ou menos. O trânsito começa as 19:09.

      Eliminar
  8. Respuestas
    1. Este comentario ha sido eliminado por el autor.

      Eliminar
    2. Olha, este parece bom: http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html

      Mais opções em http://blogs.discovermagazine.com/badastronomy/2012/05/30/everything-you-need-to-know-about-next-weeks-transit-of-venus/

      Eliminar
  9. O que oderá ser esta estrela veja este link eo vídeo que coloquei no meu canal do youtube, fico no aguardo de resposta e lhe agredeço desd já.
    http://www.youtube.com/watch?list=UUCf7fA4INAl5k1zY0VQAL3w&v=-1UqyUq3fmQ&feature=player_detailpage

    ResponderEliminar
  10. Efetivamente, temos um "triângulo amoroso" esta semana formado por Marte (centro, acima), Spica (estrela da constelação de Virgem, abaixo a esquerda) e Saturno (abaixo a direita). Pelo movimento relativo de Marte, uma semana atrás, as três estrelas estavam quase numa linha reta.

    ResponderEliminar