lunes, 20 de febrero de 2012

Terremotos e tempestades solares - I

Uma versão sacude a Internet e até ganhou destaque na mídia nos últimos tempos.  Tomei conhecimento dela a semana passada assistindo o Globo Reporter,  programa que me gerou um grande desgosto e por isso abri um post .

Reconheço que é necessária muita imaginação para pensar que os terremotos podem ser produzidos pela atividade solar, seja por meio de explosões ou ejeções de Massa Coronal. Seguramente por esse motivo é que me escapou esta especulação que é tão útil para os que aguardam o fim do mundo em dezembro de 2012.

Esquema do interior terrestre. Os continentes
estão na crosta (litosfera).
(Obtido da Wikipedia, el 14/02/2012)




Vejamos. Nossa Terra não solidificou completamente, seu núcleo está a alguns milhares de gráus  e a maior parte de seu interior é uma espécie de flúido viscoso.  Nosso chão, a base sobre a que estamos parados, sobre a que construimos prédios de centenas de metros de altura e sobre a que erguem-se montanhas de milhares de metros, o assento de nossa confiança no Universo, é o setor mais fino do Globo, uma camada de centenas de km que flutua acima desse mar betuminoso de milhares de km de profundidade. A litosfera, como se chama esta camada sólida que é também nosso solo, está dividida em placas tectônicas. E estas placas se movimentam de acordo a pressões internas e das placas vizinhas.  A energia para gerar este movimento resulta das forças  que surgem do calor interno e do movimento por convecção do manto terretre.  Lentamente, ao longo de séculos, as placas vão modelando a superfície da Terra.  Esse movimento, que não passa de alguns milímetros por ano no melhor dos casos, necessariamente produz tensões, a maior das vezes insensíveis para nossos sentidos.  De vez em quando, no entanto, a energia liberada é, para nossa pequena escala humana, demasiadamente grande: nossos edifícios quebram-se em pedazos e caem, nossas estradas se quebram ao longo de imensas ranhuras, e, principalmente, nosso sentido de segurança se ve abalado.  Os jornais enchem de manchetes gigantescas: "Abalo sísmico de magnitude XXX acontece na M e deixa NNN mortos". Os tsunamis, são as ondas marinas produzidas como consequência de alguns terremotos.
Velocidad de deriva de los continentes.
(Obtenido de la Wikipedia, el 14/02/2012)

Ou seja, um terremoto surge pela atividade interna da Terra. A única forma de alterar este  processo natural seria modificando a dinâmica interna. De qualquer forma eu acho que as escalas temporais são bastante grandes, centenas de anos no mínimo, se não milhares ou ainda mais: uma excitação hoje, se faria sentir só dentro de milhares de anos. Então, onde entra uma  perturbação externa como disparador de terremotos? Em lugar nenhum. 

As explosões solares são processos de liberação de energia na forma de ondas electromagnéticas (luz), e partículas subatômicas de alta energia (elétrons e prótons). Nem as ondas electromagnéticas conseguem atravezar a casca terrestre (nem sequer chegam no fundo dos oceânos) nem as partículas subatômicas penetram além de alguns km.  Se nenhuma das duas formas de energia chega ao manto, não têm como incidir na produção de terremotos. Então a resposta à pergunta do título deste post é um  NÃO unânime.

Mas... sutil é o Senhor, dizia Einstein. Alguns pesquisadores acreditam ter achado alguma evidência de que as explosões solares podem disparar terremotos.  Esse tema nos ocupará no próximo post. Por enquanto, continuamos com a especulações,

Há um tipo de partícula que chega até o próprio núcleo terrestre: o neutrino.  O problema é que o neutrino, a partícula mais leve do Universo, e que não possui carga, quase não interage com a matéria.  Por esse motivo é que escapa do interior ainda mais denso do Sol e atravesa a Terra como se fosse um papel de seda. E por esse motivo os espertos roteiristas do filme 2012 imaginam uma mudança no comportamento dos neutrinos que aumentam seu intercâmbio com o núcleo terrestre, incrementando sua temperatura, o que se traduz em novos movimentos tectônicos e assim numa interminável, imediata  e incrível sucessão de gigantescos terremotos.

Só que os neutrinos são produzidos em grande quantidade no núcleo solar sem relação com as explosões, fenômeno eminentemente superficial.  Os neutrinos são un subproduto da fusão nuclear que, apartir de quatro prótons, forma um núcleo de He4 no chamado ciclo p-p. 

De qualquer forma não há de que se preocupar, os detectores de neutrinos não encenderam nenhum sinal de alarma.  E isso que, é bom lembrar, em torno de um milhão (1.000.000) de neutrinos atravesam nosso corpo a cada segundo. 

8 comentarios:

  1. Portanto, as partículas e energias emanadas do sol afetam somente a magnetosfera e a atmosfera, não exercendo nenhum tipo de influência indireta sobre o interior da Terra. Além disso, não existem partículas ainda desconhecidas que possam afetar a dinâmica de forças do núcleo, pois vocês conhecem todas as existentes. Conclusão: vocês são oniscientes.

    ResponderEliminar
  2. Oniscientes não, apenas racionalistas. Contrastamos as teorias com as observações.

    ResponderEliminar
  3. E negam as possibilidades teóricas oriundas dos limites das teorias e observações que contrastam.

    Erro: não aprofunda as possibilidades de ação indireta das partículas do sol sobre o interior da terra.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. E qual é a sua teoria? Quais partículas? De quais energias e em qual quantidade? Que tipo de interação é proposta? Que tipo de confirmação, nem que seja preliminar, pode mostrar? Especular é fácil, o difícil é ser convincente para os demais.

      Eliminar
  4. Se o magnetismo não exerce influência na maré magmática, como você explica os dez terremotos grandes que ocorreram exatamente no dia do último eclipse lunar?

    ResponderEliminar
  5. Qual é a relação entre Lua e magnetismo? Todo eclipse lunar tem terremotos grandes? (grandes de quanto?)

    ResponderEliminar
  6. Tergiversação e sofismas, embaralhamento de idéias com intuito de convencer e enganar: isso é o que vocês fazem. Evitam os pontos que o anônimo levantou, pois sabem que, se entrassem nos mesmos, terminariam em um beco sem saída.

    Negacionismo e empirismo ingênuo: eis vosso paradigma. Estão comprometidos em negar e em defender a negação com unhas e dentes. Eu somente pergunto enquanto vocês se empenham em negar. Sofistas!!!

    ResponderEliminar